quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fim das atividades do Fórum.


Prezados leitores e seguidores.


Com este post estamos encerrando as atividades do Fórum HER2.

Para continuar se informando sobre as últimas notícias do mundo da tecnologia e do software livre indicamos o registro no blog recantodotux.blogspot.com.br ou alguns dos blogs presentes em nossa lista de blogs.

Agradecemos todo o apoio e o respeito que sempre nos foi dado por vocês durante este período em que estivemos online. 


Grande abraço a todos e fiquem com Deus.

terça-feira, 12 de março de 2013

Intel libera programa de instalação de drivers gráficos para o Linux.







A Intel lançou recentemente um programa de instalação que atualiza os drivers gráficos para algumas distribuições Linux, incluindo as versões 32 e 64-bit do Fedora 17, Fedora 18, Ubuntu 12.04 e Ubuntu 12.10 . Uma vez que o pacote é instalado, o programa intel-linux-graphics-installer verifica qual a distribuição instalada e se conecta aos repositórios, de onde puxa os pacotes com os drivers mais recentes.

O programa funcionou bem durante um teste rápido com o Fedora 18, realizado pelo site The H Open. Uma vez que os drivers no Fedora 18 já estão bastante atualizados, o único programa que foi instalado neste teste foi o driver libva da Intel, o qual pode ser usado para tirar proveito da aceleração de vídeo em hardwares gráficos recentes da companhia. O Fedora não vem com esse driver, pois ele utiliza tecnologia protegida por patentes, porém ele está disponível nos repositórios RPM Fusion da distro.   

Para realizar o download desse novo instalador de drivers gráficos da Intel, acesse o link abaixo:


Fonte:

Liberado o Mageia 3 Beta 3.







Os desenvolvedores do Mageia, sistema operacional livre baseado no GNU/Linux e que começou como um fork do Mandriva Linux, acabam de liberar a terceira versão Beta do Mageia 3.

Nesta versão beta foram implementadas uma grande quantidade de novos recursos e atualizações, incluindo novas versões do kernel Linux e de pacote do sistema.


O Mageia 3 Beta 3 também vem múltiplos ambientes de trabalho, incluindo o KDE 4.10, o GNOME 3.6.3, a mais recente versão do LXDE e o RazorQt 0.5.1.
 

Segundo os desenvolvedores da distro, o planejamento do desenvolvimento e lançamento do Mageia 3 foi modificado para que eles tivessem mais tempo de realizar a detecção e correção e bugs, além de poderem lançar mais uma versão Beta. 


Abaixo vocês conferem os principais destaques do Mageia 3 Beta 3:

  • O instalador agora pode ser carregado a partir de um sistema de arquivos Btrfs;
  • Um bug foi corrigido no kmod, o que poderia levar o instalador a carregar um driver incorreto para alguns hardwares, devido ao kmod não forçar a ordenação do módulo;
  • O Tokenring não é mais suportado;
  • O instalador agora pode escrever um arquivo de depuração para um pendrive USB formatado como NTFS em vez de FAT;
  • Drivers proprietários e/ou firmwares não-livres agora podem ser instalados durante o processo de instalação da distro. O usuário será perguntado se deseja manter os pacotes não-livres durante a instalação, por meio de uma caixa simples. Passando o mouse sobre a mídia será mostrada uma descrição do que cada uma delas contém;
  • O Grub2 agora pode ser instalado numa partição.


Uma lista completa de mudanças, atualizações e novos recursos podem ser encontrados no link abaixo:

release announcement.


Já para realizar o download do Mageia 3 Beta 3, acesse o link abaixo:
http://mirrors.mageia.org/


Fonte:
http://news.softpedia.com/news

O Ubuntu GNOME agora é uma versão derivada oficial do Ubuntu.







O Conselho Técnico do Ubuntu aprovou na semana passada o Ubuntu GNOME como uma versão derivada oficial da distro. O Ubuntu GNOME foi lançado originalmente no ano passado, em conjunto com o Ubuntu 12.10.
 
Esta versão da distro procura trazer aos usuários uma experiência de utilização de uma desktop GNOME puro ao invés do Unity. Segundo os desenvolvedores da distro, a primeira versão do Ubuntu 12.10 mostrou que houve uma forte demanda por uma versão baseada no GNOME, daí eles estarem atualmente trabalhando forte para liberar a segunda versão com esse ambiente no Ubuntu 13.04.

Como agora é uma versão oficial, serão liberadas diariamente ISOs do Ubuntu GNOME. Ao que parece, esta nova versão virá com o GNOME 3.6, no entanto uma PPA com o novo GNOME 3.8 estará disponível em breve.

Para ler o anúncio completo de lançamento do Ubuntu GNOME, clique no link abaixo:


Fonte: