sexta-feira, 4 de maio de 2012

TSMC consegue fazer chip ARM trabalhar a 3GHz.






A TSMC anunciou hoje que um de seus chips ARM, produzido no avançado processo de fabricação de 28 nanômetros, atingiu a marca de 3.1 GHz, feito inédito para esta arquitetura baseada em sistemas móveis. Este é um território desconhecido para a arquitetura ARM, que é conhecida mais pela eficiência energética do que pelo poder computacional


Este novo chip é um ARM A9 dual-core "alcançou 3.1 GHz em condições normais", usando "uma tecnologia de processamento de alto desempenho para aplicativos móveis" (HPM), disse a TSMC. Este processo HPM de 28 nanômetros da TSMC foi desenvolvido para tablets e dispositivos móveis, entre outros produtos. 


A fabricante de chips diz que este novo ARM A9 dual-core é duas vezes mais rápido que um chip equivalente mais antigo, construído num processo de fabricação de 40 nanômetros. "Este trabalho demonstra como a ARM e a TSMC podem satisfazer as exigências do mercado de alto desempenho", disse Cliff Hou, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da TSMC, em um comunicado. 


Feitos como esse mostram que os processadores ARM podem, de fato, ser uma ameaça série a AMD e Intel no mercado de desktops e laptops, especialmente agora com a iminência de lançamento do Windows 8 com suporte a arquitetura ARM, além das várias distros Linux que já possuem suporte a arquitetura.


A companhia TSMC é a principal fabricante dos processadores que estão presentes nos smartphones e tablets mais populares do mercado. 


Fonte:
http://news.cnet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário