Canonical voltou atrás em sua decisão de remover o Java da máquinas de usuários do Ubuntu.
Em agosto do ano passado, a Oracle, proprietária do Sun Java, havia retirado a "licença de distribuição" que permitia a vendedores e distribuidores de sistema operacional fornecer o pacote a seus usuários. Essa mudança forçou a equipe do Ubuntu a anunciar a retirada do pacote Sun JDK de seus repositórios, assim como "atualizar" o Java nas versões do Ubuntu 10.04, 10.10 e 11.04 com um pacote de atualização que na verdade o desabilita.
Agora o Ubuntu voltou atrás em sua última decisão, de forma a "prevenir falhas inesperadas" na instalação do pacote por parte de seus usuários. Segue o anúncio oficial da empresa:
"O pacote SUN JDK permanecerá instalado nos sistemas atuais sem atualizações de segurança adicionais. Nos novos sistemas não será mais possível instalar o pacote dos repositórios de parceiros."
Os pacotes serão removidos dos arquivos parceiros do Ubuntu em 16 de fevereiro de 2012, então eles não poderão mais ser instalados através do Ubuntu Software Centre ou do Synaptic Package Manager. Ao contrário do que pode parecer a primeira vista, esta mudança na licença não afeta a disponibilidade do Sun Java para o Linux. Ela afeta apenas a permissão para distribuí-lo junto aos sistemas operacionais. Portanto, o Sun Java da Oracle pode ser baixado e instalado manualmente a partir do site da empresa. Usuários que desejem uma solução mais simples podem utilizar a solução fornecida pelo usuário Ubuntu Martin Wimpress.
Fonte:
omgubuntu.co.uk
Nenhum comentário:
Postar um comentário