Buscando pressionar a Oi contra o pedido de anulação das metas de qualidade feito pela empresa à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
lançou uma campanha convocando os consumidores a
enviarem mensagens para a diretoria da operadora. As mensagens, enviadas
pelo próprio site do Idec
serão encaminhadas em cópia para o canal de consulta pública aberta
pela Anatel. A reação contra o pedido da Oi conta também com a
mobilização da Campanha Banda Larga é um Direito Seu! e Avaaz.
Após receber o pedido da Oi de anulação das metas de qualidade, a
Anatel abriu consulta pública por considerar a existência de “interesses
de terceiros”, e permitiu que a sociedade se manifeste contra ou a
favor do pedido da empresa até 1º de fevereiro. O Idec, além de lançar a
campanha, enviará a sua contribuição à consulta, manifestando o seu
posicionamento firme contra a tentativa da Oi.
As metas de qualidade do serviço de banda larga, aprovadas pelo
Conselho Diretor da Anatel em outubro do ano passado, contaram com uma
forte participação dos consumidores. Na época, o Idec, junto com a
Campanha Banda Larga é um Direito Seu! e Avaaz, convocou consumidores na
Internet para enviarem mensagens ao Conselho Diretor da Anatel em apoio
a resoluções de qualidade, com metas fortes e específicas e voltadas a
garantir a melhoria do serviço para os brasileiros. O resultado foi mais
de 80 mil mensagens enviadas à agência.
Os grupos que defendem a manutenção das metas de qualidade estão
organizando para a próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, um
“tuítaço” para expor a tentativa da Oi em enfraquecer a qualidade da
Internet, assim como para incentivar a Anatel a se manter firme na
resolução original. Para o tuítaço os internautas usarão a hashtag
#OiContraQualidade direcionando as mensagens para o @DigaOi, o perfil da empresa no Twitter.
Para Veridiana Alimonti, advogada do Idec, “o pedido da Oi
desconsidera um amplo processo de participação social e a necessidade de
dar uma resposta firme às inúmeras reclamações de consumidores
referentes ao serviço de banda larga”.
Considerada uma vitória para os internautas brasileiros, as metas
aprovadas envolvem indicadores de atendimento ao consumidor e apresentam
critérios de qualidade para as redes, incluindo parâmetros mínimos e
médios de velocidade. A partir de 2012, as empresas com mais de 50 mil
assinantes deverão garantir a média de 60% da velocidade contratada,
subindo para 70% no segundo ano e 80% a partir do terceiro. Com o pedido
de anulação feito pela Oi, não haveria mais esta e outras garantias
para o consumidor.
Para participar dessa campanha entre no link abaixo, preencha os campos na aba 'ENVIE UMA MENSAGEM" e clique em "ENVIAR", assim você estará automaticamente enviando uma mensagem a ANATEL:
E para obter maiores informações sobre essa campanha que está sendo mobilizada contra a OI acesse os links abaixo:
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