segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Review : Ubuntu 11.10 X Windows 7


Este novo review, publicado no respeitadíssimo site tomshardware.com, faz uma análise completa de ambos os sistemas operacionais, mostrando os seus pontos fortes e fracos. O resultado final apresentou um resultado de certa forma surpreendente. 

Iremos mostrar aqui quais foram os resultados finais e uma avaliação e análise dos dados. Caso queira ler o review completo, item por item, clique neste link.

A tabela abaixo mostra os itens analisados, os respectivos vencedores e o nível de significância dessa vitória, ou seja, se a superioridade detectada se deu de forma clara, não deixando margens para dúvidas, ou não.


BenchmarkWinnerSignificant
Start And Stop Times
BootUbuntu 11.10 No
Shut DownWindows 7No
HibernateUbuntu 11.10No
WakeWindows 7No
File Copy Times
HDD to HDDUbuntu 11.10Yes
HDD to USBWindows 7Yes
USB to HDDUbuntu 11.10No
Archiving
ZipWindows 7Yes
Un-ZipWindows 7No
Tar.gzUbuntu 11.10Yes
Un-Tar.gzUbuntu 11.10No
Multimedia
Video Transcoding (HandBrake)Ubuntu 11.10Yes
Audio Encoding (LAME)Windows 7Yes
Image Processing (RawTherapee)Ubuntu 11.10Yes
System
CPU & Memory (Geekbench)Ubuntu 11.10Yes
CPU: Single-Threaded (POV-Ray)Windows 7Yes
CPU: Multi-threaded (Blender)Ubuntu 11.10No
Gaming
AMDUbuntu 11.10Yes
NvidiaWindows 7Yes



Análise dos resultados:

Ganhando 11 dos 19 testes deste benchmark, o título de vencedor fica  com o Ubuntu . Vale ressaltar, também, que o sistema GNU/Linux teve seis vitórias significativas enquanto que o Windows teve cinco. Sob todas as óticas é clara a vitória do sistema operacional da Canonical sobre o sistema desenvolvido pela Microsoft.

A cópia e transferência de arquivos (HDD para HDD) mais rápida no Linux foi, sem dúvidas, sua maior vitória. Estas operações são extremamente comuns e claramente demonstram uma vantagem competitiva em relação ao Windows. Outro destaque foi a inesperada vitória do Ubuntu no Geekbench. Por fim, a vitória do pinguim nos games utilizando placas de vídeo da AMD foi surpreendente em dois sentidos: Primeiramente, a Nvidia atualiza seus drivers para Linux de forma bem mais frequente. Em segundo lugar, a utilização do video card da AMD permitiu ao Ubuntu bater o Windows no desempenho gráfico de jogos, ainda que isso tenha ocorrido em relação aos títulos mais antigos.


Fonte:
http://www.tomshardware.com/reviews/ubuntu-oneiric-ocelot-benchmark-review,3121.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário