DataSift e Gnip reunirão mensagens, as analisarão e depois as oferecerão
a corporações. "Centenas já estão na lista de espera", afirma CEO.
Duas empresas, a britânica DataSift Inc e a norte-americana Gnip Inc, receberam permissão do Twitter para analisar os tuites e as informações básicas compartilhadas pelos
usuários. A primeira reunirá dados dos últimos dois anos enquanto que a
segunda ficará continuamente com os últimos 30 dias.
A rede social não informou como esses dados serão utilizados ou
detalhes da negociação. Recentemente, a plataforma também os liberou
para Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com a condição de que
não fossem usados com intuito comercial e que só seriam repassados seis
meses após a publicação no portal.
“À medida que o Twitter cresce, essa questão se torna mais
importante”, afirmou Graham Cluley, consultor de tecnologia para a
companhia de segurança Sophos, em entrevista à agência Reuters. “As empresas da Internet já sabem que sites
visitamos, quais anúncios nos chamam a atenção e o que compramos. Pouco a
poucos, elas estão descobrindo o que pensamos, e isso é perturbador”.
É isso que a DataSift Inc pretende oferecer. Segundo seu CEO, Rob
Bailey, mais 700 de empresas estão na lista de espera para adquirir suas
descobertas. Elas poderão, por exemplo, visualizar tuites sobre um
determinado tópico ou de acordo com a localização geográfica. Dessa
forma, uma rede de restaurantes poderia descobrir por que seu novo prato
fez tanto sucesso em uma cidade, mas foi mal recebido em outra.
A Gnip, por outro lado, afirma queos pacotes de curto prazo a que
terá direito também serão úteis para ajudar as autoridades públicas, no
sentido de monitorar o quanto uma doença está se disseminando ou onde
será preciso procurar as pessoas para resgatá-las de um desastre
natural.
Os tuites privados ou apagados não serão entregues. Dessa forma, as
duas companhias terão à disposição mensagens que qualquer outra pessoa
poderia visualizar. Possivelmente, porém, a DataSift conseguirá
atualizações que não são mais exibidas ao usuário comum, já que há um
limite de tuites mostrados por perfil – mesmo os próprios autores dos
comentários perdem o acesso a eles.
O Twitter exige que as companhias atualizem constantemente seu banco
de dados. Assim, caso você não queria que armazenem seus tuites, basta
apagá-los ou restringi-los a quem você seguir ou te seguir. Ainda não há
informações se o acordo com a DataSift e a Gnip valem globalmente ou
apenas para os países em que atuam.
Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/03/01/twitter-vende-tuites-e-informacoes-basicas-de-usuarios-para-duas-empresas/
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