quinta-feira, 12 de abril de 2012

AMD Trinity - Notebooks quad-core ultrathin com TDP de 17W?



A medida que a AMD se prepara para colocar no mercado a Trinity, sua terceira série de APUs Fusion, surgem especulações sobre qual será o seu desempenho real. Abaixo você confere as mais recentes atualizações de fontes confiáveis ​​dos EUA.


Há uma infinidade de boatos sobre o próximo AMD A10 e outras APUs Fusion Trinity, alguns bons, outros não. Aqueles que elogiam as qualidades dessas novas APUs enfatizam, entre outras coisas, as rápidas GPUs integradas HD7000-series, bem como os núcleos da geração Piledriver, um par de módulos dual-core, com suporte a extensões de instrução AVX e AES. Já as críticas preocupam-se com a TDP dessas APUs em relação ao apresentado pelos Ivy Bridge, da Intel, já que a arquitetura Trinity ainda é baseada no processo de fabricação de 32nm. Outra preocupação ocorre em relação ao desempenho das CPUs Trinity, haja vista a decepção de todos com a performance das CPUs A8-Llano, bem abaixo do que esperava a crítica especializada. Uma repetição desse fato poderia ser um grande embaraço para a AMD,  caso venha a ocorrer.

Recém-chegadas do outro lado do Oceano Pacífico, aqui estão algumas das principais novidades oriundas de fontes confiáveis, as quais jogam um pouco de luz sobre o que realmente deverá apresentar a arquitetura Trinity quando ela chegar, dentro de pouco mais de um mês. 

Em primeiro lugar, as notícias vindas de lá dizem que, devido as velocidades de clock muito mais elevadas de até 3,8 GHz, quase 1GHz a mais do que o mais rápido dos Llano, a performance geral das CPUs Trinity será maior na grande maioria dos aplicativos. As melhorias na latência e largura de banda do cache e dos controladores de memória, que eram alguns dos pontos fracos dos Bulldozer, podem garantir um maior nível de desempenho do sistema, apesar de utilizar o mesmo soquete dos Llano. 

Em segundo lugar, o aumento de performance geral das CPUs e GPUs da nova arquitetura Trinity em relação aos Llano, deve ser bastante relevante, o que é muito bom, dado que ambas as arquiteturas compartilham o mesmo processo de fabricação de 32nm. Isso afetaria, em particular, a tentativa da Nvidia de vender GPUs aos sistemas baseados no Ivy Bridge, já que para esses sistemas uma APU integrada pode fazer mais sentido e gerar uma melhor relação custo-benefício do que simplesmente adicionar uma GPU junto a CPU. 

Em terceiro lugar, com um melhor gerenciamento de energia tanto na CPU quanto na GPU, a TDP global, segundo as fontes, não vai ser problema, apesar do aumento maciço da parte da GPU no processador e do barramento interno que liga a CPU a GPU. 

Mais importante ainda, haverá quase que certamente um ultrathin de baixa potência (ou seja, UltraBook, como chama a Intel) com APU Trinity e TDP de 17W, além de dois módulos dual-core e uma boa GPU. Agora, dependendo dos clocks da CPU e GPU, pode haver um resultado final bastante interessante: um ultrathin da AMD poderia ter um desempenho um pouco superior, tanto na CPU quanto na GPU, em relação aos Ivy Bridge dual core com 4 threads e mesmo clockJuntamente com a possibilidade dos ultrabooks Ivy Bridge da Intel chegarem apenas a partir de junho, isso poderia dar a AMD um pouco de tempo para respirar e focar neste lucrativo segmento, criado pela Intel, ou melhor, pela Apple, com seus MacBook Air. 

Isso tudo, é claro, se a AMD puder de fato realizar o lançamento dos Trinity na data planejada, ou seja, na primavera do hemisfério norte.

Finalmente, enquanto a AMD ainda tem muito a percorrer em relação as suas CPUs, um eventual sucesso dos Trinity (e a AMD parece estar confiante de que pode suprir a sua demanda) é um sério alerta a Nvidia, indicando que ela deve melhorar, de alguma forma,  o desempenho de suas CPUs, tanto no segmento de PCs quanto no dos ultraportáteis. No segmento de PCs ela simplesmente não tem nada a apresentar no momento. Já no segmento ARM, a Qualcomm e a Huawei agora possuem CPUs de maior desempenho, conforme testemunhado pela vitória do projeto da Qualcomm e seu Asus eee Transformer Full HD. Vejamos quais serão os próximos capítulos dessa interessante batalha... 


Fonte:
http://vr-zone.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário