quinta-feira, 17 de maio de 2012

Encerrada nossa enquete: "Qual seu ambiente gráfico Linux preferido?"


Chegamos ao fim de nossa enquete, qual seu ambiente gráfico Linux preferido. Entre os resultados obtidos, verificamos uma grande suspresa: O Unity, desktop que vem causando grande alvoroço e tema de grande discussões entre os usuários Linux, conquistou uma vitória sólida frente aos outros ambientes.

Boa parte desse resultado certamente deve-se a enorme base de usuários do Ubuntu, a maior do mundo Linux. Porém, não há como negar os enormes avanços que a Canonical vem obtendo com o seu dektop Unity, especialmente após o lançamento do Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin.

Abaixo você confere o resultado detalhado, com os votos e percentual de cada desktop Linux: 

 
Colocação Ambiente gráfico Votos Percentual
       
UNITY 184 39%
GNOME 104 22%
KDE 103 22%
OpenBox 36 7%
Xfce 9 1%
LXDE 8 1%
Enlightenment 3 0%
FluxBox 1 0%
 



Além dos votos acima, destacamos que outros 13 votos foram dados para outros ambientes gráficos. 

4 comentários:

  1. Interessante o resultado, achei que o xfce fosse mais usado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é. De fato algumas surpresas vieram a tona com o resultado final da enquete (haja vista a vitória sólida do tão criticado Unity).

      Porém, temos que levar em conta que, apesar da quantidade razoável de votos, a enquete possui apenas um pequeno percentual do total de usuários.

      Numa futura enquete abordaremos não mais os ambientes gráficos e sim os "desktop environments", de forma a incluirmos uma maior quantidade de opções de escolha tais como o Mate, Cinnamon, Gnome-shell, Gnome-classic, e outros...

      Excluir
  2. Confesso que votei duas vezes, uma no LXDE meu desk realmente favorito e outra no Fluxbox, já quase no fim da enquete para que o mesmo não ficasse zerado e tambem porque gosto do ambiente, embora a unica distro que eu conheço que tinha uma versão fluxbox era o Mint mas tem tempo que não sai uma versao nova

    ResponderExcluir
  3. Uma enquete parecida esta rolando no forum do linux mint:

    http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=143&t=100787

    ResponderExcluir