terça-feira, 15 de maio de 2012

Liberado novo Chakra Archimedes 2012.05







A equipe de desenvolvimento do Chakra anunciou o lançamento do novo Chakra Arquimedes 2012.05.

Tal como acontece com a versão anterior, o Chakra não está mais utilizando uma GUI (interface gráfica) para gerenciamento de pacotes. O Appset-qt foi a interface gráfica para o pacman, mas não lidava com atualizações complexas da forma que deveria, por isso foi descartado a partir desta ISO. Com este lançamento o KDE foi atualizado para a versão 4.8.3. Também há um novo conjunto de ferramentas incluindo o gcc 4.7 e glibc 2.15. 

A equipe do Chakra está oferecendo uma versão DVD e outra CD. A versão CD nos leva para um desktop de trabalho KDE simples, com apenas um editor de texto, gerenciador de arquivos, navegador web e um media player simples instalado, sem aplicativos adicionais e sem pacotes de idiomas. A versão em DVD inclui todos os pacotes de idiomas, a maioria dos aplicativos padrões do KDE, além da substituição do LibreOffice pelo novo calligra 2.4.0.  Também temos nesta versão o Amarok, o KDE-telepathy, spideroak, suporte de impressora, minitube e o k3b, só para citar alguns.

Abaixo você confere os principais destaques do novo Chakra Arquimedes 2012.05:

 - KDE 4.8.3
- Linux 3.2.8 (3.0.22 opcional)
- Qt 4.8.1
- DVD image, incluindo uma excelente seleção de aplicativos
- CD image
- tomoyo-tools 2.5, adicionado na instalação default
- wqy-microhei tornou-se a nova fonte padrão para as línguas Chinesa/Japonesa/Coreana
- QtWebkit 2.2.1
- um novo conjunto de ferramentas, incluindo o gcc 4.7 e o glib2 2.15
- kmod


Além de todas essas novidades, ressaltamos que você pode instalar pacotes adicionais a partir dos repositórios da distro.



Fonte:
http://chakra-linux.org/news

Nenhum comentário:

Postar um comentário