quarta-feira, 27 de junho de 2012

Firefox 14 chega ao Android com nova interface e performance melhorada.






Depois de insinuar "algo grande" na semana passada, a Mozilla lançou a versão 14 do Firefox para Android, uma grande atualização para o navegador móvel open source. Descrita como "uma atualização ágil e dinâmica" por seus desenvolvedores, a nova versão melhora o desempenho global do navegador ao mesmo tempo que atualiza sua interface de usuário (UI) e acrescenta novos recursos.

Uma das primeiras coisas que os usuários irão notar nesta nova versão é uma interface do usuário completamente redesenhada com um novo recurso chamado  "Awesome Screen". Ao contrário das versões anteriores do Firefox para o Android, o navegador agora usa elementos da interface do usuário nativos do sistema operacional para fornecer uma aparência simplificada. As versões anteriores usaram XUL, uma linguagem baseada em XML que é interpretada pela engine de renderização Gecko. 

A chamada "Awesome Screen" replica a funcionalidade da "Awesome Bar" a partir da versão desktop e suporta o Firefox Sync, o que permite aos usuários sincronizar seu histórico de navegação, favoritos, senhas e dados de formulários de outras instâncias do Firefox para o seu dispositivo Android. A página inicial personalizada inclui os sites mais visitados do usuário e as abas abertas na última vez que ele usou o browser. Agora ao pesquisar utilizando o Google todas as consultas são enviadas de forma criptografada utilizando o protocolo HTTPS, o que significa que todo o tráfego entre o site e o navegador está seguro utilizando a criptografia SSL.  

Também houve melhorias no tempo de carregamento das páginas na web. De acordo com benchmarks da Mozilla, o Firefox para Android 14 é duas vezes mais rápido que o navegador padrão do Android e o Chrome para Android no desempenho de renderização canvas. Para melhorar a resposta ao toque uma nova arquitetura de panning/zooming foi implementada. Outras mudanças incluídas foram o suporte ao conteúdo do Adobe Flash, melhor legibilidade de texto por meio do aumento de tamanho da fonte, e habilitaçã do "tap-to-play" por padrão para os plugins.  

Para mais detalhes sobre este grande lançamento, incluindo uma lista completa de mudanças, acesse o site announcement blog post e também o site release notes. O Firefox 14.0 está disponível para download na Google Play Store para os dispositivos rodando o Android 2.2 ou posterior. Os usuários do Android que queiram atualizar o Firefox terão de fazê-lo de forma manual já que a nova versão requer permissões adicionais de forma a impedir que o telefone entre no modo sleeping, além de modificar as configurações globais do sistema e as configurações de sincronização.

A atual versão estável para desktops do Firefox é a 13.0.1, lançada no início deste mês. De acordo com o Releases wiki o Firefox 14 para desktops não será lançado antes de 17 de julho. Como nas versões para desktop, o código fonte e binários do Firefox para Android são distribuídos sob a MPL 2.0.  


Fonte
http://www.h-online.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário