terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lançado o Linux Mint 14, codinome Nadia.






O novo Linux Mint 14 (codinome "Nadia"), baseado no Ubuntu 12.10, foi lançado hoje em duas versões: uma rodando o MATE 1.4 (fork do GNOME 2) e outra utilizando o Cinnamon  1.6 (fork do GNOME Shell). Esta nova versão da distro vem com o Kernel Linux 3.5.


Linux Mint 14 MATE edition:



O MATE 1.4 vem com várias correções de bugs. Além disso, as ferramentas de bluetooth e mate-keyring receberam melhorias. Já o caja agora possui suporte ao Dropbox.

O MATE agora tem seu próprio mapa de caracteres, ferramenta de alt-tabbing mais rápida e ágil com composição Marco, além de uma nova coleção de estilos de notificação (embora tenham sido incluídos no Linux Mint 13, eles não faziam parte do MATE 1.2). 




Linux Mint 14 Cinnamon edition:



O Cinnamon está repleto de novidades, além de estar entre os mais ativos projetos da comunidade Linux. Esta nova versão, o Cinnamon 1.6, chama atenção por ser mais estável do que a versão anterior, apesar de todos os seus novos recursos.


Vejamos agora algumas das novidades presentes nesta nova versão do Linux Mint:



Quick-list no painel

O Quick-list é um novo miniaplicativo do Mint que reúne todas as aplicações em execução e todas as áreas de trabalho usadas em um ícone no painel inferior, sendo extremamente útil por otimizar o tempo de utilização do PC.





MDM

O Linux Mint usa o MDM como Gerenciador de Login. Esta nova versão permite-nos escolher entre diversos temas que podem ser utilizados na tela de login. São mais de 2000 temas que podem ser baixados no gnome-look.org.



Software Manager (Gerenciador de programas)


O novo Software Manager recebeu diversas melhorias de back-end, como a substituição do aptdaemon (que foi responsável por falhas e congelamentos da aplicação em determinados casos). Além disso a ferramenta agora tem seu cliente próprio do apt, o qual agora também vem com suporte a debconf completo. Desta forma não precisaremos mais usar o Synaptic para pacotes com o debconf habilitado (como por exemplo as fontes da Microsoft ou o Wine).






Novos papéis de parede (wallpapers)



Como sempre, o Linux Mint vem com uma bela coleção de papéis de parede (wallpapers). Esta nova versão, em especial, recebeu uma atenção especial com a inserção de lindos papéis de parede além de alguns temas de ícones. 



Workspace OSD 


Os chamados Workspaces continuam no Cinnamon. Você pode criá-los quando quiser, simplesmente clicando o botão "+". Ele irá permanecer lá até que você decida deletá-lo. Mesmo que você execute um log-off ou reinicie o sistema seus workspaces permanecerão lá da maneira que você os definiu. Outra novidade é que agora nós podemos dar um nome a cada um deles.



Desta forma podemos definir ambientes diferentes e muito bonitos, além de podermos separar ou juntar as janelas de acordo com nossas atividades.

Quando alternamos entre os workspaces seus nomes aparecem na tela. Assim, sempre sabemos em qual deles estamos. 

O chamado Workspace OSD também pode ser customizado e configurado. Podemos configurar a sua duração, posição na tela, além de podermos escolher se queremos que ele seja exibido ou não. 


Aplicativo de notificações (Notifications Applet)


Quando adicionamos o aplicativo de notificações ao painel ele mantém o controle sobre elas. 




O aplicativo de notificações age como uma bandeja que coleta as notificações que você ainda não clicou. Isto é particularmente útil quando você está ocupado fazendo outra coisa e de repente você percebe uma notificação no canto de sua tela mas não tem tempo para lê-la. 



Aplicativo de som 

Os amantes da música vão adorar as melhorias presentes no novo aplicativo de som. 




O seu layout foi reformulado para lhe dar mais espaço. O controle de volume agora apresenta um percentual visível. O applet agora também vem com dicas de ferramentas e botões de mute para o som e o microfone (acessíveis através do menu do botão direito).



Nemo

O Cinnamon agora possui o seu próprio gerenciador de arquivos, o Nemo. 




Desta forma o desktop acabará por lidar com todas as camadas visíveis do desktop Gnome, fornecendo uma experiência integrada, não apenas em termos de janela e gestão do espaço de trabalho, mas também em termos de navegação entre os arquivo, configuração e apresentação da área de trabalho. 



O Nemo consegue melhorar e otimizar o Nautilus em muitas áreas diferentes, oferecendo uma série de novos recursos.





E isso não é tudo...

O Cinnamon 1.6 é enorme, com mais de 800 mudanças presentes nesta nova versão. Para conhecê-las melhor, clique no link abaixo:
   




Os requerimentos para instalação do Linux Mint 14 são:
  • Processador x86 com suporte a PAE (O Linux Mint 64-bit requer um processador 64-bit. Já o Linux Mint 32-bit funciona tanto com processadores PAE 32-bit quanto com processadores 64-bit);
  • 512 MB RAM (Recomendado 1GB para uma utilização confortável);
  • 5 GB de espaço livre em disco;
  • Placa de vídeo com resolução de 800×600 pixels ou superior;
  • Drive de CD/DVD ou porta USB.


As MD5SUM, para conferir se ou dados foram ou não corrompidos durante o download, são estas:  

  • MATE 32-bit: 36becd1679490cae61a5643ffe5520b4
  • MATE 64-bit: b370ac59d1ac6362f1662cfcc22a489c
  • Cinnamon 32-bit: 6e9bc6eac234b162e12df6f5ca630bd2
  • Cinnamon 64-bit: 42991844f49f73c5a458b1b8d2eb5f07



Abaixo você tem acesso aos links para download de cada uma das versões da distro: 


Fonte:


6 comentários:

  1. Boa noite meu camarada,

    Excelente post; nesse momento tô baixando e queimarei o Cinnamon 32-bit

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, assim podemos ter uma ideia.

    Valeu.



    Rangelweb

    ResponderExcluir
  3. Ficamos felizes que o artigo os tenha satisfeito e ajudado a conhecer os novos recursos e novidades presentes no Mint 14 Nadia.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Belo post... ja estou rodando em minhas maquinas.

    ResponderExcluir
  5. Bacana! Espero ver muitas novidades por aqui nos próximos 10... 20... 30 anos!

    ResponderExcluir
  6. muito bom, agora sim um distrito atual e leve

    ResponderExcluir