quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Desenvolvedores do Ubuntu debatem sobre possível mudança para um modelo rolling release.


Ao que parece, a possibilidade do Ubuntu seguir um modelo de lançamento mais próximo do utilizado por distros Rolling Release poderá vir a se tornar realidade em breve. 

No vídeo abaixo você confere um hangout com Leann Ogasawara, da equipe do kernel da Canonical, onde ela comenta a possível mudança (em inglês):




Se a proposta for mantida, O Ubuntu 14.04 LTS (a ser lançado em abril de 2014) será a última versão da distro a ser lançada no padrão atual (lançamento semestral). Depois dela, novas versões passarão a ser liberadas de 02 em 02 anos, sendo a versão 16.04 (a ser lançada em abril de 2016) a primeira delas.

Este novo modelo permitirá, entre outras coisas, que os usuários da distribuição possam utilizar os novos recursos bem mais rapidamente, pois terão acesso a eles logo depois de terem sido testados. Atualmente muitos desses recursos (por exemplo, uma nova versão do kernel ou de um ambiente desktop) só podem ser utilizados com a utilização da versão mais recente da distro, o que obriga os usuários que queiram utilizá-los a reinstalar todo o sistema operacional a cada 06 meses (ou então "apelar" para métodos não tão seguros como PPAs).

No vídeo acima percebe-se que tanto Ogasawara quanto Holbach parecem conscientes das vantagens e desvantagens com a adoção dessas mudanças. Por um lado, o modelo de lançamento rolling release poderá tornar a distribuição menos estável, através da introdução de mais mudanças num curto período de tempo. Ao mesmo tempo, porém, isso reduziria o trabalho dos desenvolvedores do kernel, ao mitigar a necessidade de prazos extremamente rígidos para os testes e lançamentos.  

Segundo nossa análise, esta mudança, caso realmente seja implantada, será extremamente bem vinda. Em nossa opinião, os ganhos resultantes de sua adoção superam e muito as possíveis perdas resultantes, sendo assim estamos na torcida para que de fato se torne uma realidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário