quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Lançado o KDE 4.10







O tão esperado KDE 4.10 foi lançado oficialmente. Esta é a mais recente atualização bi-anual deste popular projeto open-source que possui o shell desktop Plasma como seu núcleo.


Entre as principais novidades presentes no KDE Software Compilation 4.10 destacam-se:

  • Melhorias no suporte a dispositivos móveis;
  • Refinamentos visuais, com mais Workspaces Plasma sendo portados para Qt;
  • Melhorias na usabilidade e performance de vários aplicativos KDE.
  • Melhorias no Nepomuk;
  • Suporte aos botões de menu na barra de títulos.


Confira abaixo uma breve análise de alguns desses novos recursos.



KDE Plasma Workspaces 4.10


Os grupos de tarefas receberam melhorias visuais.


Além de melhorias relacionadas ao Qt quick e QML, o widget de tarefa recebeu algumas atualizações de usabilidade, com um aspecto mais suave para grupos de janelas. Houve também melhorias no sistema de comunicações, particularmente na área de gestão de energia. Existe agora um suporte melhorado para displays de alta resolução e um novo tema Air, reduzindo a poluição visual e dando aos espaços de trabalho do plasma uma aparência mais limpa.




Gerenciador de Janelas e compositor Kwin


Add-ons do Kwin agora podem ser instalados facilmente online.


Com a chamada integração KWin's Get How New Stuff (GHNS), efeitos adicionais e scripts estão disponíveis no diálogo de configuração do KWin e também podem ser encontrados no site kde-look.org (incluindo scripts de modificação de comportamento)Switchers de janelas personalizadas também podem ser recuperados na janela de configuração do KWin e nesta parte do site kde-look.org. Há um novo efeito bastante interessante que anima a mudança de estado de janela maximizar.


O KWin agora detecta algumas máquinas virtuais e habilita composição OpenGL, se possível. Além disso, o controlador AMD proprietário agora tem suporte a OpenGL 2. 


Wallpapers animados do Plasma agora podem ser criados utilizando QML.


Várias aplicações agora suportam correção de cor, de modo que elas podem ser ajustadas de acordo com os perfis de cores de diferentes monitores e impressoras. O módulo KolorServer KDED agora suporta correção de cor por saída. A correção de cor por janela estará presente numa versão posterior. O suporte ao gerenciamento de cores no Kwin é projetado para aliviar o Compositor desta tarefa. Isso permite que o usuário desative o gerenciamento de cores, o que torna a manutenção do código mais fácil. Configurações multi-monitor também são suportadas. A esses recursos de gerenciamento de cores foi dado um grande impulso com um projeto da Google.   

O novo menu de aplicativos do KDE habilita um menu comum para múltiplas aplicações rodando de forma simultânea. Ele tem uma opção para exibir um menu superior escondido por padrão, o qual aparece quando o mouse é movido perto da borda superior da tela. O menu segue o foco da janela para que possa ser utilizado em ambientes com várias telas. Há também uma opção para o menu ser exibido como um sub-menu de um botão na decoração da janela. O menu pode ser exibido na tela sempre que o usuário assim desejar.





A correção de bugs do Kwin foi melhorada graças a ajuda vinda dos relatórios de bugs. Fique atualizado com o desenvolvimento do gerenciador de janelas Kwin neste site.




Gerenciador de arquivos Dolphin

Transferir arquivos a partir de dispositivos móveis agora está mais fácil.


O gerenciador de arquivos Dolphin tem recebido muitas correções, melhorias e novos recursos. A transferência de arquivos entre telefones e outros dispositivos móveis se tornou mais fácil com o suporte a dispositivos MTP, que aparecem no painel Locais. O tamanho dos ícones do painel agora pode ser alterado, e outras opções de usabilidade e acessibilidade foram adicionadas. O Dolphin agora tem a capacidade de informar o diretório atual e os arquivos para o gerente de Atividade (controlado em Configurações do Sistema). 

Houve também um número impressionante de melhorias no desempenho da ferramenta. Carregar pastas, com e sem pré-visualizações, está bem mais rápido e exige menos memória, liberando os núcleos do processador para executar outras tarefas. Pequenas melhorias foram incluídas nas ferramentas pesquisar, arrastar e soltar e em outras áreas. O Dolphin também se beneficia das melhorias no armazenamento semântico do KDE e no backend de busca, reduzindo os recursos necessários para a manipulação de metadados. Maiores informações sobre estas e outras mudanças no Dolphin podem ser obtidas no site de Frank Reininghaus, o mantenedor da ferramenta. 


Para instalar o KDE 4.10 no Linux Mint, Ubuntu e derivados, abra o terminal e digite os comandos abaixo:
  • sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get install kubuntu-desktop  

Se seu sistema já tem o KDE, digite os comando abaixo para atualizá-lo:
  • sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get upgrade
 

Para obter todas as informações sobre esse lançamento além das muitas mudanças existentes no desktop KDE 4.10, acesse o site KDE.org.  


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário