segunda-feira, 4 de março de 2013

Canonical anuncia o servido gráfico Mir, substituto do X.Org e do Wayland.







Na noite anterior ao Ubuntu Developer Summit , a Canonical revelou seus planos para o " Mir ", servidor gráfico da companhia que está sendo desenvolvido para substituir o X Window. A empresa rejeitou o Wayland, visto por muitos como o sucessor do X Windows, porque sente que ele recria a semântica do X. Ao que parece, essa decisão foi tomada no verão de 2012 do hemisfério norte. 

A companhia vê o Mir como um trampolim que permite o desenvolvimento do chamado Unity Next , uma versão do Unity que irá automaticamente se adaptar a qualquer formato de dispositivo que encontrar. Com o Unity Next a empresa estará mudando seu foco de ação, trocando a utilização do kit de ferramentas OpenGL Nux pelo Qt5/QML e seu fácil acesso às capacidades do OpenGL.

O Mir compreenderá um servidor que irá implementar um compositor e um cliente, o que irá permitir que os aplicativos conversem com esse servidor. Esta biblioteca de cliente será o único caminho para que kits de ferramentas trabalhem com o servidor. Haverá também projetos como o QMir (com foco na criação de Qt para o Mir), o compositor unity-system, o novo Unity, e por fim o chamado Unity Greeter, o qual será responsável por gerenciar as sessões da distro.

Abaixo segue um resumo com as principais características presentes no Mir:
  • O Mir é um novo servidor gráfico sendo desenvolvido pela Canonical. Ele não é baseado no X.Org ou no Wayland; 
  • Os drivers gráficos Android serão suportado, assim como o DRM / KMS / Mesa / GBM (os drivers gráficos open-source do Linux). A Canonical está pressionando os fornecedores de binários para que façam seus drivers compatíveis com a ferramenta; 
  • Haverá suporte para aplicações X11 através de um servidor X.Org integrado; 
  • A Canonical vai suportar nativamente as ferramentas GTK3 e Qt/QML com o Mir; 
  • O Mir será utilizado em todos os sistemas operacioanis da companhia, desde o Ubuntu Phone até o Ubuntu para desktops; 
  • O Mir deverá estar pronto para o Ubuntu Phone OS neste mês de outubro, devendo chegar as demais versões da distro (incluindo a versão para desktops) no período de um ano.

Para maiores informações sobre o Mir acesse este link. 


Fonte:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário