Pesquisadores da Universidade de Exeter afirmam ter inventado
o "material mais transparente, leve e flexível a conduzir eletricidade."
O novo material é chamado de GraphExeter e baseia-se em duas camadas de grafeno com moléculas de cloreto férrico entre elas. De acordo com o relatório da pesquisa, o cloreto férrico melhora muito a condutividade elétrica do grafeno, mas não afeta a sua transparência.
Os inventores acreditam que o GraphExeter é mais flexível do que o óxido de índio-estanho (ITO), que é o principal material condutivo utilizado na eletrônica atualmente. Devido às suas características transparentes e flexíveis, o GraphExeter poderia ser usado em uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos, incluindo produtos tradicionais como computadores, telefones e painéis solares. Sua utilização também é possível em produtos eletrônicos portáteis, tais como camisetas digitais e até mesmo "espelhos inteligentes".
Segundo os cientistas, o GraphExeter é a primeira alternativa real para o ITO (cujo suprimento deve acabar por volta de 2017). O grupo de pesquisa está desenvolvendo uma versão em spray do GraphExeter, que poderia ser aplicada diretamente sobre tecidos, espelhos e janelas. Não há informações de quando o material poderá estar disponível comercialmente.
http://www.tomshardware.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário