sexta-feira, 16 de março de 2012

Google irá implementar novo mecanismo de buscas.






A gigante de Mountain View nasceu graças ao seu motor de busca, que tem se expandido gradualmente até se tornar o que é hoje.

Amit Singhal, Executivo das buscas do Google, deu uma interessante entrevista para o Wall Street Journal, onde deixou claro que o Google está revisando a forma como funciona o seu mecanismo de buscas. Hoje, o motor é baseado na análise de palavras individuais, traçando um “tema de pesquisa” escolhido pelo usuário. Segundo ele, a empresa está implementando uma busca por semântica, e não por palavras. Mas como assim por semântica?

Por exemplo, se você realiza uma busca no Google por “Software Livre” (com aspas), essa busca irá retornar as ocorrências da expressão Software Livre, diferente de se fazer uma busca por Software Livre (sem aspas), onde o buscador irá trazer resultados para as palavras: [Software Livre][Software][Livre]. Explicando assim não parece mudar muita coisa, porém tente expressões com mais palavras, por exemplo. Você verá que as primeiras páginas exibidas são diferentes em buscas por semântica e por palava.

Segundo estimativas, a busca semântica projetado pelo Google irá afetar cerca de 10 a 20% de todas as buscas. Isto implica, naturalmente, o impacto sobre temas sensíveis, tais como SEO, o ranking da página e as publicidadesA busca semântica será introduzida pelo próximos meses, embora seja uma constante evolução, assim como aconteceu com o Google Panda.

Fonte:
http://sejalivre.org

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