segunda-feira, 26 de março de 2012

Novidades sobre o LMDE Update Pack 4 e alternativas ao Gnome 2.






blog do linuxmint acabou de postar novidades sobre o Update Pack 4 para o Linux Mint Debian Edition, que está sendo preparado e terá seu lançamento anunciado em breve. 

Segue abaixo o anúncio oficial do blog, traduzido para o português:


O LMDE Update Pack 4 está sendo preparado e testado no momento.Entre outras atualizações importantes, este novo pacote de atualização virá com:

-  
Linux Kernel 3.2
-  
MATE 1.2 (com mintMenu e MintDesktop, agora totalmente portados para o MATE)
-  
Cinnamon 1.4
-  
KDE 4.7.4
-  
Gnome Shell 3.2.2
-  
Xfce 4.8

Como podem perceber, a única coisa que está faltando é o Gnome 2.

Gnome 2 é, de longe, a área de trabalho mais utilizado e popular no Linux. É também o ambiente que temos vindo a melhorar e polir desde que começamos em 2006, e tem sido um componente central da área de trabalho do Linux Mint. O Gnome 3 carrega o mesmo nome, mas as semelhanças param por aí. É um desktop novo e radicalmente diferente, tendo, portanto, muito pouco em comum com o antigo Gnome 2.

Como vocês provavelmente devem saber, o Gnome 3 entra em conflito com o Gnome 2, assim a maioria das distribuições abandonaram o Gnome 2 há cerca de um ano atrás. O Linux Mint 12 deixou de utilizá-lo em novembro e o LMDE está prestes a fazê-lo, com este pacote de atualização.

À medida que mais e mais usuários do GNOME 2 não puderem utilizá-lo, muitos migrarão para outros desktops existentes, tais como o KDE, Xfce ou LXDE. Algumas pessoas vêm usando o Gnome Fallback (versão do Gnome 3 que se parece com o Gnome 2, mas que carece de apoio para os applets do GNOME 2) e outros migraram para uma distribuição que ainda tem o Gnome 2 (Linux Mint 11 ou LMDE por exemplo).

Desde que isso ocorreu, ficamos preocupados com a falta de alternativas satisfatórias para o GNOME 2. Olhando para o futuro do LMDE e o próximo lançamento, Linux Mint 13, nossa prioridade era chegar ao estágio em que poderíamos oferecer aos nossos usuários algo que a maioria das pessoas acharia tão bom ou melhor do que o Gnome 2.

Nós trabalhamos muito duro no Linux Mint 12 e liberamos antecipadamente o MATE 1.0, além de um conjunto de extensões para o Gnome Shell, chamado MGSE.

O LMDE foi "congelado" no Update Pack 3 com o desktop Gnome 2, até que chegamos ao ponto em que estamos hoje, onde ambos, MATE e Cinnamon, estão prontos.

O MATE é basicamente o Gnome 2 com outro nome. Quanto mais a equipe do MATE trabalha nele, mais estável o ambiente fica. Ele se parece e se comporta da mesma forma que o Gnome 2. Assim, para a maioria das pessoas, esta é provavelmente a melhor alternativa.

O Cinnamon é um novo desktop com uma aparência moderna (como o Gnome Shell e o Unity), mas que funciona de forma semelhante ao Gnome e Compiz. É também uma área de trabalho que desenvolvemos e  que é adaptada a nossa visão de desktop Linux, se encaixando perfeitamente ao nosso objetivo. Por esta razão o Cinnamon é tanto inovador em seus recursos quanto polido e elegante, além de muito tradicional em seus layouts e paradigmas.

Como o Gnome Shell, o Cinnamon usa Clutter e precisa de aceleração 3D. É estável e cheio de recursos mas talvez não pode funcione bem para você, dependendo de qual seja a sua placa gráfica.

Com o Update Pack 4, usuários do LMDE terão acesso a novas versões do KDE, Xfce e LXDE além do Gnome Shell, Mate e Cinnamon.

Estamos muito satisfeitos com o estado atual desses desktops. Ainda é muito cedo para prever qual deles, MATE ou Cinnamon, vai se tornar o desktop mais popular no futuro. Ambos representam alternativas viáveis ​​e de qualidade ao GNOME 2, porém de formas diferentes.

Por fim, se ainda não está completamente convencido com essas alternativas, você pode congelar o sistema e evitar o LMDE Update Pack 4 (mantendo assim o Update Pack 3 e Gnome 2), apontando para os seguintes repositórios:

deb http://packages.linuxmint.com/ debian main upstream import
deb-src http://packages.linuxmint.com/ debian main upstream import
deb http://debian.linuxmint.com/gnome2-frozen testing main contrib non-free
deb http://debian.linuxmint.com/gnome2-frozen/security testing/updates main contrib non-free
deb http://debian.linuxmint.com/gnome2-frozen/multimedia testing main non-free

Nós odiaríamos ter que colocar as pessoas em uma posição onde eles não tivessem opções de escolha, por isso vamos manter esses repositórios por mais algum tempo. Agora, por favor, considere bem as suas opções daqui para frente, já que o Gnome 2 acabará por desaparecer completamente.




Fonte:
http://blog.linuxmint.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário