segunda-feira, 2 de abril de 2012

Booting (inicializando) o Ubuntu num chip de apenas 8-bits.



O desenvolvedor Dmitry Grinberg pode ter chegado ao limite mínimo de requerimentos
para conseguir realizar, com sucesso, o procedimento de boot do Ubuntu Linux shell.



Parece que, com algum esforço, você não precisa mais do que um chip 8-bit - apesar da exigência oficial de 32-bit, além de meio gigabyte de armazenamento para utilizar o Ubuntu. Não é bem o que se poderia chamar de um "sistema rápido", mas de toda forma se trata de uma grande façanha que Grinberg conseguiu obter.

Ele usou um microcontrolador Atmel ATmega1284p baseado em RISC, 128 KB de memória flash ISP, 4 KB EEPROM, e 16 KB de SRAM que originalmente deveriam rodar a 20 MHz, mas sofreu um processo de overclock para 24 MHz. O chip utilizado tem capacidade de 24 MIPS. Para apoiar o processo de booting (inicialização) e armazenar o Ubuntu, o desenvolvedor adicionou um cartão SD de1 GB, bem como um 30-pin SDRAM SIMM, o qual era bastante comum em computadores 286 no final dos anos 80, oferecendo uma transferência de dados de cerca de 300 KB / s.

Grinberg também programou um emulador ARM para o ATmega1284p para iniciar o Linux (kernel 2.6.34), o que diminuiu a velocidade de clock efetiva emulada do chip dramaticamente para cerca de de 6,5 KHz. O processo de boot levou cerca de duas horas. O desenvolvedor notou que o sistema é "pouco útil". Comandos digitados têm tempo de resposta de cerca de um minuto, disse ele. O resultado global é o "mais barato, mais lento e mais simples sistema Linux já feito", segundo seu post, detalhando o sistema. 


Fonte:
http://www.tomshardware.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário