quinta-feira, 5 de abril de 2012

Novas versões do Kernel Linux vêm com correções importantes.





Novas versões do Kernel Linux corrigem um bug nos drivers gráficos da Intel, o que poderia causar corrupção nos dados armazenados na memória. A AMD lançou drivers X.Org para os seus novos processadores Trinity. Em setembro, haverá uma conferência para desenvolvedores do X em Nuremberg. Foram feitos progressos no suporte GPGPU no Mesa 3D.




Foram lançadas as versões 3.0.27, 3.2.14 e 3.3.1 do Kernel Linux na noite de segunda-feira,  o que deve resolver o bug que resultou no corrompimento da memória, quando os sistemas com gráficos Intel voltavam da opção de suspensão (hibernação / suspender software / suspensão para o disco / ACPI S4 ). Esta correção já foi incorporada na versão pré-release do Linux 3.4, que foi lançada no fim de semana.


O problema reside no driver i915 DRM / KMS, e existe há pelo menos um ano. A maioria dos notebooks Intel, além de chipsets de desktops e processadores lançados nos últimos cinco a sete anos parecem ter sido afetados pelo bug. Como revelado no  commit comments deste lançamento, estava faltando o código para o cursor piscando no console. Este código agora desativa a função responsável por piscar o cursor quando se entra ou se sai  da hibernação - os drivers Radeon e Nouveau DRM / KMS já fazem isso há um bom tempo. 


As mensagens de lançamento para os novos kernels (stable e long-term) incluem uma recomendação forte para que os usuários migrem para uma das novas versões. Esta é uma mensagem padrão, já que os desenvolvedores do kernel não examinam se as melhorias e correções de bugs podem incluir correções que conectam vulnerabilidades de segurança. Os usuários que não compilam seus próprios kernels podem, no entanto, ignorar essa recomendação enquanto a distribuição que eles estão usando ainda está sendo mantida. Já os distribuidores devem ter o cuidado de fornecer atualizações do kernel para corrigir bugs críticos. No caso do driver i915 DRM / KMS, muitos distribuidores podem tender a tomar essas medidas, uma vez que este bug pode resultar em corrupção de dados de várias formas diferentes. 



Novos drivers Radeon

O desenvolvedor da AMD, Alex Deucher, lançou o xf86-video-ati 6.14.4, um novo pacote de driver X.Org Radeon que adiciona suporte aos núcleos gráficos das CPUs Trinity da AMD, as quais estão para ser lançadas nos próximos meses. O driver, no entanto, depende do suporte DRM / KMS para o Trinity no kernel, a fim de endereçar o Aruba, aka R9xx, um núcleo gráfico. O suporte para ele foi anunciado há duas semanas e será incorporado a mainline do Linux em breve. Juntamente com o libdrm 2.4.33 e a Mesa 3D developer tree, ele deve habilitar o núcleo gráfico (um membro da  the "Northern Islands" familypara utilizar a aceleração 3D. O novo driver Radeon para X Server do X.Org também adiciona suporte 2D as GPUs Evergreen e Northern Islands, o que pode melhorar a performance gráfica. Esse recurso também requer o suporte no driver DRM / KMS, incorporado ao Linux 3.4.


No final de março, a AMD lançou a versão 12.3 do seu driver proprietário Catalyst/FglrxComo sempre, a empresa ainda tem de fornecer as informação sobre as alterações realizadas. Por fim, assim como o seu antecessor, ele ainda não é compatível com o X Server 1.12, que foi lançado há um mês.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário