terça-feira, 17 de abril de 2012

O MATE, fork do GNOME 2, chega a versão 1.2






A versão 1.2 do desktop MATE, um fork do velho GNOME 2, foi liberada. Seus desenvolvedores dizem que a atualização é um "enorme passo adiante" em relação as versões 1.0 e 1.1, além de afirmarem que esta nova versão está "mais estável do que nunca".

O MATE foi criado para atender os usuários do GNOME que não queriam mudar para novo ambiente GNOME 3, porém gostariam de ter um desktop com suporte atual. Ele foi desenvolvido a partir do GNOME 2.32, quando então seus desenvolvedores renomearam os aplicativos e outros componentes, de forma que o desktop não colidisse com as edições mais recentes do GNOME. Isso também permitiu que ele fosse instalado lado a lado com outros desktops.

O MATE 1.2 apresenta, também, a adição de um recurso desfazer/refazer no gerenciador de arquivos Caja, além de uma série de novas aplicações.  

Entre elas temos:
Mozo, um fork do editor de menus Alacarte, para o desktop GNOME.

As outras mudanças incluídas nesta nova versão do MATE são: suporte para os backends PulseAudio e GStreamer nas configurações do MATE, melhorias de desempenho para Libmate e várias correções de bugs. Já em relação às atualizações de artwork foi incluído um ícone para MATE, além da adição de um novo papel de parede. Os temas do MATE também foram renomeados, de forma a evitar conflitos com o GNOME.

De acordo com o "roadmap" do projeto, o desenvolvimento da versão 1.4 vai "corrigir depreciações" e gerenciador de monitores do MATE, bem como focalizar nas aplicações remanecentes listadas no Mate-Extra. Na futura versão 1.6, os desenvolvedores planejam substituir o MateConf pelo GSettings. Também é esperado que seja adicionado, numa versão posterior, o suporte para a versão 3 do kit de ferramentas GTK.

Mais informações sobre esta nova versão 1.2 do MATE podem ser encontradas no anúncio oficial de lançamento. Os links para download e as instruções para a instalação do desktop para as várias distribuições Linux, incluindo Ubuntu, Linux Mint e Fedora, são fornecidos na wiki do desktop do MATE . O desktop é fornecido, por padrão, na edição DVD do Linux Mint. o seu código fonte está hospedado no GitHub.  


Fonte:
http://www.h-online.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário