sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lançado o Linux Mint 13 "Maya" KDE RC.



O novo Linux Mint 13 KDE (codinome "Maya"), versão bastante aguardada pelos amantes  da distro e deste belo ambiente gráfico, foi lançado oficialmente hoje
.





Abaixo você confere alguns dos novos recursos do Linux Mint 13 KDE RC, codinome Maya:


Para obter uma visão geral, ver algumas screenshots e descobrir quais as novidades dessa nova versão do Mint, visite o link What’s new in Linux Mint 13 KDE“.


Os requerimentos para instalação do sistema são:
  • Processador x86 (O Linux Mint 64-bit requer um processador 64-bit. Já o Linux Mint 32-bit funciona tanto com processadores 32-bit quanto com processadores 64-bit);
  • 512 MB RAM (Recomendado 1GB para uma utilização confortável);
  • 5 GB de espaço livre em disco;
  • Placa de vídeo com resolução de 800×600 pixels ou superior;
  • Drive de CD/DVD ou porta USB.


As MD5SUM, para conferir se ou dados foram ou não corrompidos durante o download, são:
  • 32-bit:  5e073bc7b5207cc90078830e89b8d750
  • 64-bit:  29ce72b534edd404c616320b26cffb51

Já mais abaixo você tem acesso aos links de download (via torrent) de cada uma das versões da distro:


4 comentários:

  1. Ola amigo Hugo,estou usando a v ersão 12 (Lisa) e gostaria de saber qual é o procedimento para atualiza lo pelo 13 (Maya)podes me passar por favor?
    Muito grato
    SergioMint

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo realizar o procedimento, dados os riscos de corrompimento de dados, crashs e bugs envolvidos. Entretanto, caso realmente decida fazê-lo realize antes um backup de seus dados importantes e depois siga o que está descrito no link abaixo (em inglês):
      http://community.linuxmint.com/tutorial/view/2

      Excluir
  2. Caro Hugo
    Não sou fã do KDE, acho - o muito detalhista, tirando a metade deles ainda vão sobrar detalhes, mas...como sou um velho de mente curiosa...instalei o bruto. Parabéns a equipe que trabalhou neste Mint, está, de fato, muito bom, rodando redondo. Tenho certeza que a continuar assim só vai dar Mint, em qualquer "apresentação". Me surpreendeu positivamente também o Mageia. Está rodando bem, de vez em quando a gente encontra "aquela pedra no meio do caminho". A turma está no rumo certo.-Acho que Mint, Ubuntu e Mageia (pra quem quer iniciar no Linux) estão oferecendo o melhor caminho. Pena que o Bruno desistiu do seu Big Linux - o substituto nacional do Kurumim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Millano,

      Concordo que as três são excelentes distros, especialmente para os iniciantes.

      Quanto ao BigLinux, o Bruno não desistiu dele e está terminando de preparar a nova versão, a 12.04, devendo lançá-la em breve. Esta deverá ser a última versão da distro. Após isso irá concentrar seus esforços no projeto #UniãoLivre, o qual pretende unificar os desenvolvedores e as distros nacionais num trabalho conjunto.

      Abraço.

      Excluir