sábado, 25 de agosto de 2012

Lançada a distro Linux Chakra-2012.08 Claire





A equipe do projeto Chakra anunciou a primeira versão "Claire" da distro. Esse codinome seguirá a série KDE SC 4.9, sendo dedicado à memória de Claire Lotion.

Esta nova versão está trazendo algumas novas funcionalidades, como a porta da ferramenta Pardus "Kaptan" para o Chakra, chamado de "Kapudan", o qual irá permitir que o usuário facilmente faça todos os tipos de seleções na primeira inicialização, quando tiver seu novo sistema instalado. 

Cabe destaque também o excelente trabalho da equipe de arte com o novo tema "Dharma", além da inclusão da mais recente versão do grub2, que agora tem um tema gráfico.


Tal como acontece com a versão anterior, o Chakra não possui mais uma interface gráfica para gerenciamento de pacotes. O Appset-qt foi a GUI para o pacman, mas não estava lidando muito bem com a manipulação de atualizações complexas, por isso foi descartado a partir desta ISO. O Pacman é a interface CLI para gerenciamento de pacotes. O visualizador de pacotes online está lá para informação adicional e pesquisas.


Um notificador de atualizações simples chamado "spun" também foi adicionado. Ele irá notificar o usuário quando novas atualizações estiverem disponíveis. A equipe também decidiu não fornecer uma ISO i686. Para ler mais sobre esta decisão acesse o link abaixo: 
News article

Esta nova versão da distro está sendo oferecida apenas numa versão de DVD. Ela inclui todos os pacotes de idiomas, muitos dos aplicativos padrão do KDE, o novo calligra 2.5.0, amarok, kde-telepathy, spideroak, suporte a impressoras, minitube, k3b, só para citar alguns.

Abaixo você confere algumas das novidades da distro: 

  • KDE 4.9.0
  • Linux 3.4.6 (3.0.35 opcional)
  • O mais recente Grub2-2.00, incluindo o tema gráfico dharma, Qt 4.8.2
  • Imagem DVD, incluindo uma belo conjunto de aplicativos
  • Kapudan, o aplicativo de boas-vindas do Chakra, além de ferramentas para realizar as configurações iniciais
  • Todos os novos "artworks", chamados de "Dharma"
  • Melhorias nas ferramentas da distro, como o cbundle/cinstall, welcome-plasmoid, tribe, e a introdução do "spun"
  • xorg-server e gráficos proprietários atualizados, incluindo o novo catalyst-legacy


Para os novos usuários da distro, um bom começo é ler a  Wiki ou visitar os Forums. Já para criar uma mídia de instalação confiável, siga as instruções presentes na Wiki. A ISO do Chakra não tem suporte ao UNetbootin. Por fim, quando for gravar a mídia de CD / DVD não utilize uma velocidade de gravação maior que 4x.



Fonte:
http://chakra.sourceforge.net/news

2 comentários:

  1. minha arquitetura é 32 bits sera que essa distro funcionara no meu computador????

    ResponderExcluir
  2. O Chakra 2012.07 Archimedes possui versão 32-bit (x86), conforme se verifica no link abaixo:
    http://www.chakra-linux.org/wiki/index.php/Downloading_Chakra_using_torrents#Claire-2012.08

    Já as versões mais recentes da distro(Claire 2012.08, 2012.09 e 2012.10) só possuem imagens ISO na arquitetura x64, conforme pode ser verificado neste mesmo link.

    ResponderExcluir