segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Lançamento do desktop Cinnamon 1.6 está cada vez mais próximo.






A próxima atualização do ambiente de desktop Cinnamon está chegando a fase de congelamento de recursos (freeze),  se aproximando, portanto, do lançamento da versão final. 

Em um post no blog oficial do desktop, Clement "Clem" Lefebvre, fundador e desenvolvedor líder do Linux Mint, disse que a equipe de desenvolvimento está bastante engajada, trabalhando duro para liberar a versão 1.6.0 do Cinnamon. Ele, inclusive, fornece vários detalhes do estado atual de desenvolvimento do ambiente, incluindo um lista de recursos planejados.

Entre esses novos recursos está o suporte aos chamados Workspace names. Haverá também uma versão 2D do Cinnamon para sistemas sem aceleração de hardware 3D/OpenGL, o qual utilizará llvmpipe de forma a fazer uso da CPU onde normalmente o sistema utilizaria a GPU. Outras mudanças previstas incluem a melhoria da navegação via teclado, opções configuráveis de Alt + Tab e muito mais.

"O Cinnamon 1.6 vai ser um enorme passo adiante no desenvolvimento do desktop", disse Lefebvre, acrescentando que "o código-fonte está agora muito menor e muito mais limpo, um grande número de bugs foi corrigido, e a maioria das coisas que os usuários solicitaram depois do lançamento da versão 1.4 foram implementadas. Nós também adicionamos algumas características muito legais e inovadoras".

Anunciado pela primeira vez em dezembro do ano passado, o Cinnamon é um fork da interface Gnome Shell, utilizada no desktop GNOME 3. Seu objetivo é fornecer o que seus desenvolvedores chamam de um layout de desktop tradicional, com recursos avançados e fáceis de usar. Seu ramo estável atual é o Cinnamon 1.4. 

O código fonte do Cinnamon, licenciado via GPLv2, pode ser encontrado aqui.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário