terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Microsoft pode lançar o Office para Linux em 2014.







Não, você não leram errado, muito menos o título deste artigo está incorreto.  

Parece que graças ao aumento da quota de mercado de dispositivos Android, o aumento da participação do Linux entre os desktops, e por fim a chegada do Steam para o pinguim, a Microsoft está sendo forçada a olhar seriamente para o Linux, com grande possibilidade de vir a lançar o seu popular software de escritório Office para a arquitetura livre em 2014. Já é sabido, por exemplo, que a Microsoft irá lançar um port de sua suíte Office para Android em 2013.  

Michael Larabel, do site phoronix.com, disse que recebeu essa informação de uma fonte em Bruxelas, Bélgica, durante o Free Open-Source Developers' European Meeting (FOSDEM). Ele também informou que a Microsoft começa a perceber que o Linux vem demonstrando sinais de possuir uma grande viabilidade comercial no mercado de desktops. 

Atualmente, algumas versões do Office funcionam no Linux através do uso do Wine ou CrossOver, com diferentes graus de compatibilidade. Porém, este port que está sendo avaliado internamente na companhia de Redmond é uma implementação totalmente nativa. 

O pacote nativo do Office para Android será um passo muito interessante. Além disso, a Microsoft já contribui para o kernel Linux com seus drivers de virtualização Hyper-V e tem patrocinado alguns projetos na arquitetura livre. Ainda assim, ressaltamos que até agora não vimos nenhum software para desktops nativo para Linux sendo liberado pela empresa (a não ser o Skype, que foi recentemente adquirido pela companhia e continua a ser mantido no pinguim). 

O número crescente de governos e outras organizações que vem substituindo a utilização de sistemas operacionais e softwares proprietários, passando a utilizar o Linux e o BrOffice/OpenOffice, também vem pressionando a empresa neste sentido. 

Aguardemos e vejamos o que acontece. Este ano já é extremamente especial para o Linux devido a todos os lançamentos de jogos comerciais nativos para a arquitetura livre, além de outros avanços. Porém, se a Microsoft realmente avançar neste sentido e lançar uma versão do Office nativo para Linux em 2014, o pinguim pode se tornar ainda mais atrativo para as companhias de softwares proprietários e o público em geral. 


Fonte:

2 comentários: