Ao longo dos últimos dias, os desenvolvedores integraram código de forma a permitir o melhor suporte do Mesa 3D a última geração de chips gráficos AMD e NVIDIA. Um grande extensão permite que o driver Mesa NVC0 suporte o primeiro chip gráfico da geração Kepler; este chip é usado na recentemente lançada GeForce GTX 680. No entanto, para isso o driver NVC0, que anteriormente só era usado nos chips gráficos da geração Fermi da NVIDIA, requer uma versão pré-lançamento do Linux 3.4, assim como vários patches adicionais de kernel.
Outro pré-requisito para usar este driver é a versão de desenvolvedor do libdrm. Isto porque as principais mudanças no driver libdrm foram feitas poucas horas antes do código Kepler 3D ser integrado. O driver Nouveau do Mesa 3D usa este driver para se comunicar com o driver Nouveau do kernel DRM / KMS. Essas modificações também são projetadas de forma a melhorar o desempenho 3D de chips como os utilizados na GeForce Serie 8 ou mais recentes. Os desenvolvedores também têm liberado novos drivers Mesa 3D para as GeForce Serie FX, 6 e 7. Este novo driver foi projetado de forma a corrigir vários problemas dos drivers anteriores para esses chips, os quais já foram removidos.
O novo driver radeonsi também foi adicionado ao ramo de desenvolvimento do Mesa 3D. Este driver atualmente só oferece suporte básico para os recursos 3D de chips gráficos Southern Islands. Chips Southern Islands são, por exemplo, os usados nos modelos Radeon HD das séries 7700, 7800 e 7900. Juntamente com o novo driver, os desenvolvedores integraram o backend LLVM para o driver R600 no Mesa 3D. O driver radeonsi também requer uma versão pré-lançamento do Linux 3.4, no entanto, um driver Southern Islands para X.org que funciona com os drivers do kernel Linux e Mesa 3D e oferece aceleração gráfica, ainda está em desenvolvimento.
Fonte:
http://www.h-online.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário