Em nove dias, a última versão da distribuição Linux da Canonical, o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin, será lançada. Em uma recente entrevista com Julie Bort, o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth disse: "Esperamos vender cerca de 20 milhões de PCs com o Ubuntu no próximo ano."
Ele não estava falando de 20 milhões de novas cópias do Ubuntu a serem instaladas. Isso pode ser conseguido de forma relativamente fácil. É verdade que o Linux atualmente possui apenas uma fração do mercado total de desktops, mas certamente há dezenas de milhões de usuários deste sistema operacional. Tenha em mente também que há centenas de milhões de usuários do Mac OS X e mais de um bilhão de usuários de Windows.
No link abaixo você confere uma galeria de fotos da próxima versão do Ubuntu:
Ainda assim, 20 milhões de pessoas comprando o Ubuntu pré-instalado em seus computadores nos próximos doze meses não é uma tarefa simples. De fato, a última pesquisa da Canonical sobre seus usuários constatou que apenas 0,1% deles compraram seus PCs com o Ubuntu pré-instalado a partir de fornecedores como Dell, System76 e ZaReason.
Ao analisar esses números, Gerry Carr, diretor de comunicações da Canonical, declarou: "O baixo número de computadores com Ubuntu pré-instalados é certamente uma preocupação para nós, e isso é o reflexo da constante falta de disponibilidade do sistema no mercado."
Ainda assim, a boa notícia da equipe de vendas na Canonical é que em 2012 deverá haver uma reviravolta na disponibilidade do sistema em muitos mercados, algo que vale a pena ser monitorado por um bom tempo. Em suma, a Canonical espera que muito mais vendedores lancem PCs e laptops equipados com o Ubuntu este ano.
Mesmo globalmente, conseguir vender 20 milhões de novos PCS com o Ubuntu pré-instalado é de fato um grande desafio para a empresa. Ainda assim, temos observado que o Ubuntu 12.04 possui uma grande procura na atualidade. Além disso, ao menos no curto prazo, não é esperado que muitos usuários do Windows XP ou Windows 7 atualizem seus sistemas para o Windows 8, a ser lançado ainda este ano. Então, como foi o caso com o Vista, o desktop Linux pode sim ganhar mais usuários de desktop em breve, quem sabe até chegar ao número de 20 milhões de novos PCs com o sistema pré-instalado, como deseja a Canonical.
Fonte:
http://www.zdnet.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário