quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

HDs 1000 vezes mais rápidos e com densidade 20 vezes maior.



Um time de cientistas de vários países trabalhando na Inglaterra, Rússia, Noruega e Suíça, fez uma descoberta que pode eventualmente revolucionar o mercado de armazenamento magnético depois que alguns entraves essenciais forem superados.

Os HDs atuais utilizam discos magnéticos que giram a 5400 ou 7200 RPM, permitindo que os dados sejam lidos por braços magnéticos. Esta é uma tecnologia que oferece um custo por terabyte bastante baixo em relação à memória flash e outros meio de armazenamento, mas em compensação oferece um desempenho limitado aos componentes mecânicos.

A nova tecnologia é baseada no uso de unidades magnéticas para armazenamento, mas opera sob um princípio bem diferente, utilizando uma superfície magnética fixa e um laser para fazer a gravação dos dados. Neste novo sistema são necessários cerca de 5 picossegundos até que os dados sejam gravados e estejam seguros, tempo cerca de 1000 vezes menor que num HD magnético atual.

As chamadas "nanoislands", utilizadas neste sistema de armazenamento, são muito menores que a superfície magnética necessária para armazenar um bit em um HD atual, o que em teoria permitiria espremer 53 terabits por polegada quadrada, permitindo a criação de HDs com 60 terabytes ou mais.


Fonte:
http://www.hardware.com.br/noticias/2012-02/nanoislands.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário