O grupo Khronos anunciou a disponibilidade da versão 3.0 do OpenGL ES, codinome "Haiti", na
conferência SIGGRAPH deste ano em Los Angeles. O OpenGL
ES é a mais importante interface gráfica 3D para GPUs SoC, encontradas em tablets e smartphones, e é suportado pelo Android do
Google, iOS da Apple e outros sistemas. Esta interface gráfica foi melhorada significativamente em comparação com suas antecessoras, mas ainda é compatível com a ES 2.0.
Várias
melhorias na versão 3.0 do pipeline de renderização devem melhorar
os efeitos gráficos em dispositivos móveis através de efeitos visuais
avançados, além de diminuir o consumo de energia.
O OpenGL ES 3.0 agora suporta os formatos de compressão de textura ETC2 e EAC, os quais também são multi-plataforma e integrados ao OpenGL (a partir da versão 4.3), incluindo texturas 3D e texturas de profundidade, esta última muito importante para o sombreamento de imagens.
O potencial de qualidade de imagem do novo OpenGL ES 3.0 foi demonstrado num vídeo que contou com a versão 3.0 da ferramenta GLBenchmark.
As especificações completas da interface estão disponível no site do OpenGL ES, o qual pode ser acessado no link abaixo:
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário