segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Equipe do Linux Mint cria um "fork" do Nautilus.



O recente "caminho" tomado pelos desenvolvedores do GNOME com o 
seu gerenciador de arquivos, o Nautilus, não está sendo muito bem recebido.



Mais de 4000 usuários expressaram desapontamento com o novo "design" para arquivos, novo nome dado ao Nautilus, numa enquete recente.

Assim, a notícia seguinte deverá ser muito bem recebida: a equipe de desenvolvimento do Linux Mint decidiu criar um "Fork" do Nautilus.    



Nemo 

Primeiro veio o MATE, fork do Gnome 2. Depois o Cinnamon, fork do GNOME 3, além do Muffin, versão própria da distro para o Mutter, compositor do Gnome. Os termos "Linux Mint" e "fork do GNOME" vêm se "misturando" nos últimos dias.


Porém, esta bifurcação do Nautilus já era esperada, afinal o novo design do GNOME não é o mesmo daquele compartilhado pelo Cinnamon.  E assim surgiu o nome Nemo, uma brincadeira com o nome aquático do Nautilus, brincadeira essa que de forma semelhante deu origem ao Marlin.

O Nemo, segundo seus desenvolvedores, é definido simplesmente como o "gerenciador de arquivos do Cinnamon" (desktop padrão no Linux Mint), porém seu desenvolvimento ainda é muito recente.

Desta forma ainda não há indicações de quando o Nemo irá surgir de fato, porém espera-se que em breve ele esteja disponível para os usuários do Linux Mint, Ubuntu e derivados. 




Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário